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Andreia
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Seed-PR
Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Educação Infantil. Ensino Fundamental.
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Português
Educação Infantil, Ensino Fundamental
18
Referencial Curricular
Documento Norteador
901
A proposta no Estado do Paraná foi a construção, em regime de colaboração entre estado e municípios, de um referencial curricular único, cujo objetivo é estabelecer direitos de aprendizagens a todos os estudantes do estado em uma perspectiva de equidade, ou seja, de garantir as condições necessárias para que essas aprendizagens se efetivem. Esse compromisso foi assumido pelo estado e por municípios paranaenses, assim como também deverá ser por todos os profissionais da educação.
A versão preliminar do Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações recebeu, ao todo, 75.366 contribuições. Tais contribuições foram analisadas e, na medida da pertinência, incorporadas ao documento, culminando em uma versão consolidada, garantindo, assim, uma efetiva participação na construção coletiva e democrática.
Assim, foi elaborado o Referencial Curricular do Paraná: Princípios, Direitos e Orientações, o qual será válido para todo o Sistema Estadual de Educação Básica do estado, incluindo a Rede Estadual, as Redes Municipais e a Rede Privada de ensino. O Referencial estabelece os princípios, os direitos e objetivos de aprendizagens para a Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Ano de 2018.