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26249
Aberto
Administrador
Ciências
Sandrely Goncalves Ribeiro
Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí
Hábitos saudáveis. Prevenção. Uso de drogas. Valorização da vida.
PDE
*Os autores das produções são responsáveis pelo conteúdo, pela origem do material e pela escrita do texto, sendo a Comissão Organizadora isenta de qualquer responsabilidade em caso de plágio ou descumprimento de normas éticas, legais, científicas e gramaticais dos trabalhos apresentados.
Português
Ensino Fundamental, Ensino Médio
09
Artigo PDE 2009
Artigo
ISBN 978-85-8015-054-4
20
Este estudo teve como objetivo envolver o aluno na discussão e reflexão sobre os caminhos de prevenção ao uso indevido de bebidas alcoólicas, dando enfoque à informação pautada na verdade, com comunicação clara, sem subterfúgios, esclarecendo as dúvidas, eliminando os equívocos, revendo os valores, incorporando hábitos saudáveis de viver. As drogas deixam de ser o assunto principal, porque na construção de novos significados para a vida, elas passam a ser fatores de restrição à liberdade. Para isso, procuramos conscientizar o adolescente através de uma abordagem direcionada para a vida, onde a prevenção ao uso indevido de drogas se encontra dentro de um contexto de valorização da vida e do ser humano, pois desenvolver no aluno a percepção sobre si mesmo, do seu potencial produtivo, crítico e criativo assegura a estruturação de níveis de autoconfiança, competência, autonomia e responsabilidade. Esses encaminhamentos se deram através de diferentes atividades para estimular a participação dos alunos para uma socialização saudável e efetiva. As atividades foram desenvolvidas com os alunos das oitavas séries do Colégio Estadual Professor Bento Munhoz da Rocha Neto a partir de alguns questionamentos e reflexões para aprofundar os conhecimentos de acordo com as necessidades dos alunos: estudos, discussões, pesquisas e produções. Ao final do período do desenvolvimento do trabalho, os alunos elaboraram uma lista de atitudes individuais, colocando-se como parte e agente modificador do ambiente. Os resultados evidenciaram a importância do diálogo aberto, e mostrou que é fundamental que o aluno confie na instituição que estuda e sinta-se confortável em procurar ajuda quando tiver dúvidas ou problemas.