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31015
Aberto
Administrador
Lucelma Aparecida de Sousa
Maria Simone Jacomini Novak
Seed/Fafipa
Cidadania. Gestão democrática. Grêmio estudantil.
PDE
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Português
PDE 2010
Artigo
ISBN 978-85-8015-062-9
20
Este artigo é parte das atividades do Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná – PDE, da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED), e resulta do trabalho de investigação sobre o Grêmio estudantil tendo sido considerado como uma das possibilidades de efetivação nas escolas públicas da gestão democrática, que tem seus fundamentos legais na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei nº 9394/1996, consolidando-se por meio de suas Instâncias Colegiadas. Nesse sentido, foi proposto uma intervenção, com os alunos do ensino médio, do Colégio Estadual Dr. Duílio T. Beltrão – Ensino Fundamental e Médio, em Tamboara – Pr para maior conscientização e conhecimento dessa instância colegiada, entendida como espaço de representação dos alunos na escola. Com bases nesses pressupostos e estudos, desenvolveu-se a elaboração de um material pedagógico cuja implementação foi feita por meio de uma Unidade Didática denominada: “Gestão Democrática: a Importância do Grêmio Estudantil nas Escolas Públicas”, junto aos alunos membros do grêmio e de alguns alunos do 2º ano do Ensino Médio do citado colégio. A aplicação do material pedagógico proporcionou aos alunos a oportunidade de debaterem sobre o significado do Grêmio, como instrumento para a materialização de suas reivindicações, como espaço privilegiado para empreender o espírito democrático, desenvolver a consciência crítica, a ética e a cidadania.