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Aberto
Administrador
Isaque Marques da Silva
Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí
Autonomia. Conselho escolar. Gestão democrática. Parceria. Participação.
PDE
*Os autores das produções são responsáveis pelo conteúdo, pela origem do material e pela escrita do texto, sendo a Comissão Organizadora isenta de qualquer responsabilidade em caso de plágio ou descumprimento de normas éticas, legais, científicas e gramaticais dos trabalhos apresentados.
Português
Ensino Fundamental, Ensino Médio
09
Artigo PDE 2009
Artigo
ISBN 978-85-8015-054-4
38
Este artigo é resultado dos estudos realizados no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) do Governo do Estado do Paraná, o qual teve como objetivo pesquisar a importância da gestão participativa no âmbito escolar e sua contribuição para o desenvolvimento do ser humano como cidadão. Para tanto, analisamos o entendimento dos gestores e professores sobre o tema, as parcerias e os respectivos processos de implantação na construção de uma escola democrática, que tenha como preocupação a transmissão do saber, como possibilidade de transformação. Portanto, o projeto de Intervenção foi aplicado em um Colégio Público Estadual, utilizando o Conselho Escolar como órgão colegiado e as possibilidades de parcerias com outras instituições educacionais de ensino superior. Desse modo, para fundamentar a nossa análise, apresentamos neste trabalho, algumas reflexões com relação às políticas voltadas para a gestão escolar e como pode ser realizada a gestão participativa por meio de aprendizado. Entendemos, que este é um processo que envolve o conhecimento das leis, normas, resoluções, portarias, mudanças de paradigmas, bem como, os mecanismos pedagógicos, administrativos, didáticos e órgãos colegiados. Nesse sentido, entendemos que a relevância dessa pesquisa é mostrar que os órgãos colegiados, de modo geral, não atuam de forma emancipadora, pois, muitas vezes, não reconhecem que o envolvimento da comunidade com a escola, possa trazer a participação de todos na construção da gestão democrática. Neste artigo, apresentamos o resultado do nosso trabalho no PDE através de uma implementação direcionada para pedagogos, docentes e agentes educacionais II, bem com, a intervenção realizada com as instâncias colegiadas.