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21543
Aberto
Administrador
Biologia
Maria Imaculada de Lourdes Lagrotta Mamprin
Vera Bahl de Oliveira
Seed/UEL
Aprendizagem significativa. Experimentos.
PDE
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Português
PDE 2007
Artigo
ISBN 978-85-8015-037-7
25
Um dos objetivos deste trabalho voltou-se para a necessidade de analisar as razões pelas quais os professores de Biologia fazem ou não uso de atividades experimentais em sua prática docente. A importância das atividades experimentais no ensino de Biologia é praticamente inquestionável. Porém, independente do lugar onde são realizadas, deve-se propiciar condições para que essas atividades experimentais tenham como resultado uma aprendizagem significativa. Precisamos descaracterizar os roteiros destas atividades das tradicionais “receitas de bolo” que pouco contribuem para um processo efetivo de aprendizagem. No cenário que se descortina atualmente nas nossas escolas, faz-se necessário uma mudança na prática do professor. A partir destes pressupostos, foi desenvolvido um trabalho junto aos professores com o intuito de proporcionar uma reflexão sobre a prática pedagógica visando à melhora do ensino e da aprendizagem na escola pública. Paralelo a este trabalho, foi desenvolvida com os alunos a atividade experimental proposta no OAC, versando sobre o conteúdo de Citologia, o citoesqueleto, com o objetivo de verificar com os alunos a funcionalidade do material pedagógico produzido.