17878
Aberto
Administrador
História
TV Paulo Freire
Guarani. Kaigang. Povos Indígenas. Xetá. Xokleng.
*Todas as informações contidas nesse vídeo são de responsabilidade do autor/produtor e referem-se ao período de sua edição.
Português
30 Novembro 10
História e Cultura Indígena
Não
09min48s
37.2 MB
Na primeira parte deste programa, são abordados vários aspectos da implementação da lei que institui a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Indígena nas escolas não indígenas: como essa inclusão pode desconstruir os estereótipos a respeito da cultura dos povos indígenas e como isso interfere na vida dos estudantes e professores, indígenas e não indígenas. Para falar sobre estes assuntos foram entrevistados Cristina Cremoneze, Dirceu José de Paula e Lilianny Rodriguez Barreto, todos da Coordenação de Educação Escolar Indígena da Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Os convidados falam que no Paraná os povos indígenas são os Kaigang, Xetá, Xokleng e Guarani, que distribuem-se em todo o território do estado, têm formas específicas de se organizar dependendo do tronco linguístico ao qual pertencem. Explicam ainda que ao longo da história foi-se alterando a maneira como os não indígenas viam os povos indígenas, como por exemplo a visão do missionário, do conquistador, dos viajantes descrevendo-os de maneiras diferentes de acordo com sua percepção. Além disso, tem a visão atual, que é a de generalizar os povos indígenas achando que todos pertencem à mesma tribo, têm a mesma cultura, organização, falam a mesma língua. Falam ainda que a legislação orienta os professores sobre os assuntos, aspectos e temas a serem trabalhados em sala de aula e que devem perpassar todas as disciplinas do currículo. Realização ano de 2010. Formato do programa: Informativo - Dia-a-Dia Educação - Entrevista duracao duracao-videos.sh duracao-vinda-nao-tem-em-todos importa-videos-seed.sh metadados-videos-sites.csv mvs-data.json mvs.json old-tests output-02-40-2022-13_08.log Todas as informações contidas nesse vídeo referem-se ao período de sua edIção.